A capital potiguar oferece lugares paradisíacos e também um vocabulário próprio. Antes de viajar para a cidade, é bom saber que existem expressões de Natal que vale a pena entender. Além de tornar sua experiência ainda mais enriquecedora, facilitará sua comunicação local.

Para compreender o jeitinho particular de falar dos moradores natalenses, preparamos este post. Aqui você confere 10 exemplos de expressões de um povo cativante e receptivo!

1. Avia

Essa palavra significa um aviso para que a pessoa se apresse para vir. Uma forma de expressão equivalente a “ande logo”, “chegue rápido”.

2. Resenha

Esse termo é sinônimo de saída e programa. Também expressa contar uma novidade, conversar, soltar uma fofoca e falar algo engraçado. Com o mesmo significado, tem a expressão “rasga aí”, que quer dizer contar tudo para uma pessoa.

3. De rocha

Sabe quando em uma conversa, você e a outra pessoa tem a mesma opinião sobre o assunto? Então, a maneira de dizer isso em Natal é “de rocha”, ou seja, concordar com alguém.

4. Tem pareia não

Sempre quando vê algo inusitado, muito bom ou raro, os natalenses logo dizem “tem pareia não”. É importante aprender essa expressão, pois é bem provável que você ouça ao conhecer as praias da região.

5. Massa

Em muitos locais do Brasil a palavra “massa” é amplamente utilizada. Na maioria das vezes é para distinguir um tipo específico de comida, como pizza, macarrão, bolo ou pão. Já em Natal, o vocábulo quer dizer que algo, alguma pessoa ou situação é muito bacana ou legal.

6. Malhar

Ao ouvir pela cidade alguém dizer que está “malhado”, não pense que o sujeito frequenta academia. Por lá, a expressão “malhar” se refere a caçoar, zombar, expor a pessoa ao ridículo.

7. Bexiga

Apesar de ser o nome de órgão do corpo humano ou balões cheios de ar em festas, para os natalenses, é outra coisa. A palavra bexiga traduz uma ideia de espanto ou admiração. É como se dissesse “caramba”, “diabos” ou “raios”. Veja alguns exemplos:

  • “Eita bexiga, você caiu feio!”
  • “Tá com a bexiga.”
  • “Que bexiga é isso?”

8. Tampa

Ao fazer amizade com algum natalense e começar chamar você de tampa, pode ficar feliz. É  um elogio feito às pessoas que são inteligentes ou especialistas em algo!

9. Rebola

Não pense que rebola seja para dançar ao som de uma música. Na verdade, por lá, a palavra significa “jogar fora”. Então, quando for jogar algo na lixeira, pode dizer que “rebolou na lixeira”.

10. Cheiro

Por último, selecionamos o termo “cheiro” para explicar o significado. Apesar, de parecer óbvio, a palavra em si quer dizer outra coisa. Na verdade, refere-se a beijo, ou seja, dar um beijo em alguém.

Por fim, esperamos que tenha gostado da lista de expressões de Natal que descrevemos no texto. Desejamos também que use as palavras em seus diversos passeios pela cidade, para aproveitar ao máximo a diversidade cultural da região.

Agora que já conferiu alguns exemplos de expressões de Natal, que tal compartilhar o post em suas redes sociais? Certamente seus amigos gostarão de aprender sobre o assunto!

Share This